Bem, antes de qualquer interpretação equivocada, banho-maria não é o processo pelo qual você tem permissão de dar banho na Maria, sua empregada.

Este tema veio à tona depois que recebi alguns comentários a respeito do processo. Infelizmente, não tenho o conhecimento necessário para uma explicação direta e concisa, mas felizmente o Wikipédia existe e trouxe a seguinte definição para o termo banho-maria:

Banho-maria. Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre.Banho-maria é um método utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase. O processo recebe o seu nome em honra da famosa alquimista, Maria, a Judia. Neste processo, as substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100º C, já que a partir dessa temperatura, todo o calor transferido para a água é convertido em energia cinética nas moléculas da água, formando-se vapor de água.

Logo, caro leitor, se algum dia você teve em mãos uma receita que requisitasse banho-maria e, por algum motivo, se desesperou e decidiu por não mais optar por tal receita, você bobeou. O processo é simples.

procedimentos

  • Baseando-se no recipiente no qual está o ingrediente ou preparado que deve receber o banho-maria, reserve outro recipiente um pouco maior.
  • Neste outro recipiente, coloque água para ferver. Pouco menos da metade da altura do recipiente já é o suficiente.
  • Quando a água ferver no recipiente maior, pegue o recipiente menor (com o ingrediente ou preparado) e coloque-o dentro do recipiente maior.
  • Não desligue o fogo. Deixe o recipiente menor boiando na água do recipiente maior pelo tempo necessário ao cozimento que diz sua receita.
  • Tome cuidado, porque a água a 100º C é quente (leitura recomendada: Utilizando Água Quente).

Pelo que consegui entender, o ingrediente ou preparado contido no recipiente menor (o qual estará boiando em água fervente) não irá queimar, já que a água fervente se mantém à temperatura de 100º C, ou seja, toda a água que passar dessa temperatura vira vapor. Compreendido?

Qualquer dúvida ou sugestão de mais lições, utilize os comentários de lições e receitas. Não prometo escrever prontamente, mas quem sabe sua dúvida não é minha dúvida também?