Polentina®

Não é difícil escutarmos vez ou outra no noticiário da manhã que naquela noite teria geado ou então que nevara na Serra Gaúcha. As intempéries do outono estão diminuindo e o frio impera em seu trimestre de glória. Existem duas maneiras que considero clássicas no que se refere à proteção para o inverno: uma delas é a namorada e as tardes sob as cobertas junto com ela, e a outra é a Polentina® que a minha mãe faz…

ingredientes

  • 2 colheres de sopa de Polentina® bem cheias;
  • 1½ copo de leite (cerca de 400ml).


modo de preparo

  • adicione todo o leite em uma panela e coloque ao fogo;
  • enquanto ferve, despeje as colheres de Polentina® no leite e fique mexendo;
  • continue mexendo;
  • se você parar de mexer, minha mãe disse que quando for comer, dará dor de barriga… eu recomendaria não parar;
  • quando perceber que a colher vai ficando mais difícil de se locomover pelas arestas da panela, é que daqui a pouco vai estar pronto…;
  • continue mexendo;
  • agora, como essa gororoba (sem ofender) já está com cara de polenta, providencie um prato fundo e despeje o conteúdo nele.

Dica: Antes de despejar a Polentina® no prato, peque a parte convexa da colher e passe no prato (vulgo “bunda da colher”), isso evita que o prato sofra um choque térmico abrupto e se não for Duralex® você terá um prato quebrado em mãos…

Incrivelmente simples, isso dá uma porção para uma pessoa. Caso queira dar toques pessoais ao prato, fique à vontade. Ele realmente tem um jeito de sem graça e insosso, mas eu gosto…

Quando criança, eu era tratado a base disso e de biju com leite, também colocava leite na Polentina® e esperava esfriar, também é bom, até no verão. Pra quem mora sozinho, é um prato cheio, literalmente.

5 Comentários

  1. Adorei o site e as observações, mas ficou “aguada” por essa receita. Creio que seja muito leite para pouca polentina. Tem de ser mais de duas colheres, muito mais.

  2. Olha Priscila, acho que vários fatores podem ter influenciado o resultado da sua receita. Lembro que quando a minha mãe fazia Polentina pra mim, ela deixava no fogo por um bom tempo (talvez não muito, mas sabe como é a ansiedade de uma criança né?). Mas eu já fiz essa receita com essas quantidades, e deu certo. Tente novamente, e se constatar que realmente necessita de mais de duas colheres, eu corrijo a receita ;)

  3. Eu fiz essa receita a pouco =) e deu certo…. porem utilizei fogo baixo pro leite não evaporar de uma vez só… aiehuiehuiehuieh
    ficou otimo =) adorei a parte dos tomates + carne da receita…
    iuaehuiehuieh

    vlw =) minha mãe sempre fazia essa receita… =)

    Perfect =)

  4. Ah, esqueci de mencionar… coloquei 3 colheres de polentina pq achei que 2 era pouco.. mais ficou do jeito que eu esperava

    Brigadão

  5. Ficou muito bom cara!!!

    Parabéns!

    Valeu

Comments are closed.