Culinária Masculina

Tudo aquilo que o homem sempre quis saber sobre aquele cômodo cheio de azulejos que não é o banheiro...

Lição: O Guia Definitivo para Lavar Louça com Excelência

Não existe nada pior do que uma pia cheia de pratos, copos, talheres e panelas sujas, concordam nobres leitores? A equipe do Culinária Masculina esteve preparando uma compilação das melhores dicas para você mesmo – ou a quem você sugerir a leitura desta lição – combater a pilha de louças e mostrar quem realmente pilota a pia.

O Guia Definitivo para Lavar Louça com Excelência - Culinária Masculina

Comece pelo começo

Ensaboe os maiores elementos da pia primeiro, de modo que a pia vá ganhando espaço disponível de modo mais rápido. Isso significa dizer que, é isso mesmo: iniciemos pelas panelas!

Deixe a Química rolar

Entenda o funcionamento do detergente:

Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que emulsificam as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Esta propriedade é obtida ao oxidar um ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, frequentemente de sódio, potássio ou cálcio. Este processo é denominado saponificação. O extremo da molécula que contém o ácido graxo é lipófilo, e o que contém o átomo alcalino é hidrófilo.” (Wikipédia, trecho da definição do termo Detergente, acessado em 09 de Abril de 2012).

Em síntese, o detergente facilita o processo de remoção da gordura, misturando as moléculas de gordura com o solvente universal chamado água. Utilizar água quente nesta hora não só é bom para evitar as mãos congeladas no inverno, mas o calor também serve de catalisador do processo, facilitando ainda mais a remoção da gordura.

Ensaboe bem a louça e deixe o produto agir. Note que não é apenas o processo de esfregar a esponja na louça que faz limpá-la, mas o conjunto da ação do detergente com a abrasão da esponja. Neste caso, utilize toda a extensão livre da bancada para dispor a louça ensaboada de modo organizado. Assim que acabar o espaço, reinicie o processo com as primeiras louças ensaboadas para garantir a completa remoção da gordura e então as louças vão ficando, pouco a pouco, prontas para serem enxaguadas.

Utilize um bom detergente de cozinha: bom o bastante para limpar a louça suficientemente sem, no entanto, estragar a sua mão.

Evite o excesso ou a falta do produto.

Invista em equipamentos de qualidade

Assim como você investe em xampu, esponja e estopa especiais para a lavagem do seu carro, invista em equipamentos de qualidade para garantir a excelência do processo de lavagem da louça.

Uma boa esponja faz toda a diferença nessas horas. Economizar alguns centavos na hora da compra pode levá-lo gastar mais pelo produto da marca escolhida não durar tanto quanto o produto da marca mais cara.

Adquira um rodo de pia para manter a pia seca durante e, principalmente, ao final do processo de lavar a louça.

Se sua pia já não tiver uma, compre uma peneira para o ralo, para evitar que os alimentos que porventura caírem na cuba não acabem entupindo o cano ou transbordando a caixa de gordura. Ao final do processo de lavar a louça, lembre-se de lavar também a peneira, jogando os restos de comida na lixeira.

É indispensável ter um bom escorredor de louças, nem tão grande a pronto de diminuir o espaço livre da bancada, nem tão pequeno a ponto de escorrer pouca louça e você ter que ir enxugando pouco a pouco. Se o escorredor é pequeno ou as louças são muito grandes, consiga espaço adicional estendendo um pano de louça na mesa e dispondo as louças maiores de modo organizado.

Os panos de louça não devem ser vistos apenas como objetos decorativos da cozinha, pintados cada um com um dia da semana – que quase sempre nunca estão sincronizados com o calendário – ou, em sua extensa maioria, com motivos bucólicos – que nos remetem às saudosas Mimosa e Marilou. O pano de secar a louça deve servir única e exclusivamente para secar a louça. Deste modo, evite panos que deixem fiapos na louça ou que não sequem direito. Geralmente os panos de louça novos acabam por não secar direito porque os fabricantes decidem engomá-los para uma melhor aparência no ato da venda ao consumidor final. Neste caso, utilize-os para qualquer finalidade até que fiquem bons o suficiente para secar a louça.

Evite o lado verde da força

Utilize o lado verde, mais abrasivo da esponja, apenas nos casos raros em que a ação do detergente não foi suficiente. Quanto menor a abrasão da louça, menor a chance de acúmulo de sujeira nos vincos provenientes da abrasão e ficará mais fácil lavar a mesma louça da próxima vez. Além disso, uma vez que você tenha usado o lado verde da esponja no conjunto de baixelas que ganharam de presente de casamento, pode ter a certeza que sua esposa vai reclamar.

Natureza aliada

Uma excelente dica para louças de aço inoxidável – ou simplesmente inox – é utilizar limão para remoção de manchas que persistiram mesmo após a lavagem. O ácido do limão auxilia na remoção destas manchas sem, no entanto, danificar a louça. Esfregue um limão cortado ao meio nas louças de inox, deixe o ácido agir e então lave-as normalmente. A diferença é assombrosa. Note que esta dica serve também para remover as manchas que porventura possam ter atingido a cuba da pia. A grande maioria das cubas é de aço inoxidável.

Não lave apenas as louças

Ao terminar o processo de lavar as louças, lave também a cuba da pia e toda a bancada. Evite o acúmulo de sujeira nos cantos da bancada e da cuba. Não esqueça dos azulejos que ficam próximos da torneira. Com o acúmulo de umidade, esta região é a mais afetada por mofo.

 

E então, você discorda de alguma das dicas do Culinária Masculina? Utilize o espaço para comentários para deixar a sua própria sugestão ou então para contar como foi sua experiência no processo de lavar a louça utilizando essa metodologia.

Não deixe de compartilhar as dicas d’O Guia Definitivo para Lavar Louça com Excelência nas redes sociais e transformar o mundo num lugar melhor para habitar!

«

© 2017 Culinária Masculina. Theme by Anders Norén.