Culinária Masculina

Tudo aquilo que o homem sempre quis saber sobre aquele cômodo cheio de azulejos que não é o banheiro...

Utilizando Água Quente

Estive observando que o Culinária Masculina está se distanciando um pouco da razão que o trouxe à tona. Preciso preparar mais lições para os usuários interessados em culinária, mesmo que eu não seja um especialista nisso. Engraçado que esse tipo de trabalho me faz pesquisar ainda mais sobre os mais variados assuntos relacionados à culinária. Deixando o papo de lado, observei também que grande parte das receitas encontradas por aqui e por aí utilizam-se de água ou, mais especificamente, água quente. A lição de hoje traz justamente um precioso ponto a observar, siga o raciocínio:

Antes de mais nada é preciso relembrar os seguintes conceitos:

Estados físicos da matéria

A matéria pode apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso. Estes estados se distinguem principalmente pelo seguinte:

  1. Sólidos: têm forma própria e volume bem definido, ou seja, o gelo tem a forma e volume do recipiente que você colocou para fazê-lo.
  2. Líquidos: não têm forma própria (assumem a forma do recipiente que os contêm, isso pode ser observado pegando uma mesma quantidade de água e trocando de recipientes de formas diferentes), mas tem volume bem definido (já que não adicionamos mais água para trocar de recipiente).
  3. Gases (ou vapores): não têm forma própria nem volume definido. Tomam a forma e o volume do recipiente que os contêm, mas isso não será objeto de estudo de nossa parte.

Fusão é a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido, isto é, quando o gelo derrete.

Solidificação é a passagem do estado líquido para o estado sólido. É a transformação inversa da fusão, isto é, quando o gelo se forma.

Vaporização é a passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso, que é quando a água ferve!

Liquefação ou condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É a transformação inversa da vaporização, ou quando se formam aquelas gotinhas na tampa da chaleira…

Temperatura de mudança de estado

A fusão e a solidificação se processam na mesma temperatura, chamada temperatura (ou ponto) de fusão ou de solidificação. No nosso caso a água sempre se funde e se solidifica a 0ºC e é gelado, bem gelado… É só deixar a mão dentro do congelador durante o mesmo tempo que leva para a água transformar-se em gelo na forminha…

A ebulição e a liquefação se processam na mesma temperatura, chamada temperatura (ou ponto) de ebulição ou de liquefação. No caso específico da água, ela sempre entra em ebulição e se liquefaz a 100ºC e isso é bem quente! Experimente colocar a mão dentro da chaleira quando ela estiver fervendo…

Ainda mais curiosidades

  • O ponto triplo da água ocorre quando gelo, água e vapor de água coexistem em equilíbrio, que é o mesmo que dizer que nessa temperatura a água se encontra nos três estados. Na escala Celsius, o ponto triplo corresponde a 0,01ºC e na escala Kelvin ao valor 273,16ºC.
  • Chama-se caloria a quantidade de calor necessária para aquecer 1g de água pura (quase nada) de 14,5ºC a 15,5ºC. O calor específico sensível da água, apesar de ser variável no intervalo de 0ºC a 100ºC, é suposto constante no seu valor médio (1,0cal/gºC), mas isso pouco nos importará.
  • 100 “calorias” alimentares correspondem a 100.10³cal, imagina se formos calcular as calorias reais daquela chuleta que você comeu no fim de semana passado… Haja zeros!

© 2001-2006 Corbis Corporation. Todos os direitos reservados.O mais interessante disso tudo que você acaba de ler foi aprender que a água ferve a 100ºC e congela a 0ºC e nada mais do que isso. É importante lembrar também que uma queimadura a 100ºC dói pra caramba, o que pode prejudicar qualquer execução de receitas futuras. Fique atento à essas dicas, pois elas podem mudar a sua vida!

Ah… Além disso eu gostaria de salientar que esquentar água no microondas é bastante prático, porém muito perigoso. Existem recipientes próprios para esquentarmos líquidos no microondas (que são aqueles de vidro ou cerâmica sem absolutamente nenhuma pintura). Mas em relação à água e outros líquidos, quando esquentados no microondas, têm formada em sua superfície uma fina camada tensoativa (que quer dizer que é quase como uma película bem fininha) que divide as temperaturas ambiente e real do líquido. Quando rompidas, essa camada estoura e, se a diferença de temperatura real e ambiente do líquido for muito grande, ocorre uma explosão, saltando o líquido mais quente do que realmente parece, o que pode ocasionar terríveis queimaduras. Fica a dica então: esquente a água no fogão mesmo. Além de ser divertido ficar olhando a água ferver (é?) é mais seguro…

« »

© 2017 Culinária Masculina. Theme by Anders Norén.